Centro de Privacidade

Centro de Transparência e Privacidade da Vivo

Encontre de forma fácil alguns dos temas importantes que estão em nosso Centro de Transparência

 

• Políticas de Privacidade

• Segurança

• Tratamento de Dados

• Negócio Responsável

• Exercício dos direitos

• Atendimento à Autoridades

 

Políticas de Privacidade

Em um mundo cada vez mais conectado, sua privacidade depende da transparência na gestão dos seus dados. Conheça nossas políticas de privacidade.

 

Política Local de Privacidade

Prezamos pela transparência e respeito pela sua privacidade, por isso detalhamos em nossa Política, como a Vivo realiza o tratamento dos seus dados pessoais. Conheça nossa Política. Saiba mais.

 

Política Global de Privacidade

Como parte do grupo Telefonica, conheça a Política que estabelece as diretrizes gerais de tratamento de dados de todo o Grupo Telefónica em matéria de privacidade. Conheça nossa Política Global. Saiba mais.



Segurança e confidencialidade

Na Vivo, estamos comprometidos com a segurança das informações e confidencialidade dos dados. Nossos clientes confiam seus dados a nós e esses pilares são fundamentais para consolidar a nossa relação de confiança e transparência. Além disso, asseguramos que todas as informações que trafegam entre o seu computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo e as nossas plataformas online chegam aos servidores da Vivo criptografadas.

 

Conheça um pouco mais sobre as nossas frentes que visam manter a proteção da informação.

 

Princípios de Segurança

Na Vivo seguimos os princípios de Segurança da Informação para manter o mais alto nível de proteção em nossos processos:

 

• Confidencialidade: Permitimos o acesso aos dados e aos nossos sistemas somente a pessoas autorizadas, conforme o "princípio do privilégio mínimo".

• Integridade: Preservamos a confiabilidade dos dados e das informações contra qualquer tipo de alteração, seja de forma acidental ou fraudulenta.

• Disponibilidade: Estabelecemos os controles necessários para que as informações estejam disponíveis para serem acessadas quando necessário.

• Auditabilidade: Propiciamos que qualquer ação ou transação possa ser relacionada com clareza, garantindo o cumprimento dos controles fundamentais estabelecidos nas respectivas normas.

 

Proteção das Informações

A transformação digital está em nosso DNA e nosso objetivo é promover a segurança pelo negócio, protegendo tanto os dados que os clientes confiam a nós, quanto as informações da Vivo. Atuamos em diversas frentes de arquitetura de segurança para implementar projetos de defesa, que elevem o nível de Segurança Cibernética da Vivo.

 

Definimos estratégias para garantir a segurança e privacidade dos nossos clientes, reduzindo o risco de ataques cibernéticos, por meio de quatro pilares:

 

• Antecipar: prever as ameaças antes que ocorram, gerenciando novos riscos, aprendendo as técnicas, táticas e procedimentos mal intencionados.

• Prevenir: através da transformação de Segurança Digital, apoiar nossos negócios garantindo conformidade regulamentar e privacidade, alinhando de ponta a ponta a digitalização com requisitos de segurança.

• Detectar: identificar qualquer incidente de segurança o mais cedo possível, através de um monitoramento integrado.

• Responder: ser capaz de controlar e responder aos incidentes de segurança e minimizar impactos.

 

Para isso, utilizamos recursos para identificação e correção de vulnerabilidades que possam colocar em risco a sua privacidade. Nossos requisitos de segurança, ferramentas de monitoração, os protocolos aplicados em nossos ambientes, sistemas e infraestrutura e princípios de atuação são fundamentais para proteção dos dados e prevenção de incidentes.

 

Com o intuito de proteger as informações tratadas, criamos um fluxo em integração com o escritório DPO, alinhados à LGPD e com adoção de ferramentas capazes de monitorar possíveis vazamentos de informação.

 

Security by Design

Security by Design (ou Segurança desde a Concepção) é um conjunto de medidas e controles aplicados desde a fase inicial dos projetos para assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. Isso significa que todos os produtos e serviços são pensados com segurança desde o início.

 

É um processo abrangente e na Vivo temos o compromisso que nossos produtos e serviços recebam uma avaliação de Segurança Digital, desde a sua concepção. Isso proporciona que os riscos potenciais sejam identificados e corrigidos antecipadamente.

 

Governança

Toda nossa atuação é pautada por nosso Marco Normativo Global, que define nossos princípios e modelo de atuação, em todas as áreas:

 

• 1º nível: Política Global de Segurança, que define diretrizes estratégicas para todas as empresas do grupo Telefônica.

• 2º nível: Normativa de Segurança Global, na qual detalhamos os temas e melhores práticas para atuação global.

• 3º nível: Regulamentos Globais de Segurança, que são o conjunto de controles de aplicação obrigatória na Vivo. Neles, são desenvolvidas as diretrizes definidas na Normativa de Segurança Global. Para o seu conhecimento, citamos alguns dos principais temas abordados e definidos por eles: Gestão de Incidente, Análise de Risco, Segurança Cibernética, Desenvolvimento Seguro, Gestão de Continuidade de Negócio, Tratamento e Classificação das Informações, Controle de Acessos, Segurança de Redes e Comunicações, Segurança na cadeia de Fornecimento e demais temas que estão debaixo do guarda-chuva de Segurança Corporativa.

• 4º nível: Documentação local, como instruções e procedimentos que contribuem para a implantação dos temas definidos do terceiro nível.

 

Segurança Cibernética

Vulnerabilidades são portas de entrada para violações de segurança e ataques cibernéticos, que podem colocar em risco a sua privacidade. Por isso, contamos com times especializados que se antecipam a ameaças e utilizamos recursos para analisar o contexto e nos mantermos preparados, garantindo que sejam implantadas as medidas de correção. Caso ocorra algum incidente de segurança, nos comprometemos a agir com rapidez e responsabilidade para minimizar os impactos e possíveis danos.

 

Em casos relevantes em que a perda, o uso indevido ou a revelação de informações forem ocasionados por uma violação de segurança, você poderá ser informado sobre ações corretivas e recomendações de proteção, quando aplicável.

 

Na Vivo, trabalhamos para manter um sistema de gestão, que englobe um conjunto de medidas técnicas e operação do processo de gestão de vulnerabilidades.

 

Denuncie para o canal de segurança da Vivo

Para mantermos o nosso ambiente protegido, é fundamental atuarmos de forma reativa e proativa, identificando ameaças, vulnerabilidades, potenciais riscos e fraudes. Na Vivo, disponibilizamos um canal para que você reporte situações suspeitas. 

 

Caso note algum incidente que viole ou comprometa a segurança das informações, ou se suspeitar de informações recebidas em nome da Vivo, entre em contato com a nossa equipe de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) pelo e-mail: segurancadigital@telefonica.com

 

GCN – Gestão de Continuidade de Negócios e Crise

Na Vivo, temos planos de resposta para situações inesperadas, visando manter nossos serviços e produtos – sistemas e equipamentos, equipes de trabalho, edifícios, infraestruturas críticas – resilientes e disponíveis. Tudo isso para minimizar possíveis impactos a você.

 

Contamos com estruturas e equipes preparadas para atuação em situações de incidentes críticos, que possam, inclusive, impactar a confidencialidade das suas informações. Essas equipes são comandadas por um comitê executivo de crise, que direciona e acompanha as diversas ações até a volta à normalidade.

 

Prevenção a Fraude

Na Vivo, adotamos um conjunto de medidas de segurança para prevenção de fraudes, por meio de camadas de proteção, onde, fazemos uso de alta tecnologia, para apoiar a sua experiência legítima, além de garantirmos a sustentabilidade do negócio. Você, como titular da informação, também pode contribuir para que suas informações permaneçam seguras. Veja algumas orientações:

 

Navegue com cautela

Não clique em links sem verificar sua veracidade e evite compartilhar os seus dados em sites que você não conhece bem.

 

Mantenha o antivírus atualizado

Instale e mantenha sempre atualizados os programas de segurança digital, como antivírus, firewall e antispyware.  

 

Faça backups frequentemente

Tenha sempre uma cópia atualizada de seus bens digitais, tanto daqueles que estão no seu celular quanto no seu computador.

 

Use um computador conhecido

Evite fazer compras, realizar pagamentos ou gerar segunda via de boletos em

computadores desconhecidos ou através de redes Wi-Fi públicas.

 

Use senhas fortes e verificação em duas etapas

Use senhas com mais de 8 caracteres, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais; e para maior segurança, ative o 2FA (fator de dupla autenticação), isso irá adicionar uma camada extra de proteção a suas contas. 

 

Para saber mais consulte como se prevenir contra golpes.

 

Tratamento de dados

Para tornar mais acessível, centralizamos aqui as informações relacionadas aos dados coletados, para qual finalidades utilizamos, em que situações compartilhamos e armazenamos.

 

Natureza das informações coletadas

Na Vivo suas informações são importantes e necessárias para que ocorra a prestação dos serviços contratados por você. Sendo assim, coletamos os dados que você disponibilizou quando contratou os nossos serviços e por meio da sua interação e uso dos canais de informação. Entenda melhor quais informações coletamos:

 

Dados cadastrais, como por exemplo, nome, CPF, endereço, e-mail, bem como número de telefone. Informações de navegação e dados de conexão para envio e recebimento de dados. Transações de Recarga e o acompanhamento o uso desses créditos, volumes de dados trafegados em nossas redes, informações relacionadas ao seu uso e consumo, informações contábeis e fiscais de fatura e o pagamento dos serviços contratados por você. Eventos de SMS e eventos internacionais de operadoras em roaming, histórico de chamadas realizadas e recebidas, informações de atendimento em lojas, Call center e Meu Vivo.

 

Entenda os Cookies

Cookies são arquivos de textos que armazenam temporariamente algumas informações básicas sobre o que está sendo visitado em nosso site. Os cookies mantêm um registro dos seus hábitos de navegação, da utilização do seu dispositivo e das suas preferências, salvando tudo para você entrar direto na próxima vez em que acessar.

 

A Vivo utiliza os cookies para facilitar a sua navegação pelo site, reconhecer suas escolhas e deixar ainda melhor a personalização dos nossos serviços. Mas você pode ficar tranquilo se não quiser habilitar os cookies. Configure seu navegador para aceitar ou rejeitar esse recurso.

 

Para que coletamos

Queremos que sua experiência com a Vivo seja cada vez mais transparente. Por isso explicamos aqui alguns dos principais motivos pelo qual tratamos suas informações:

 

• Para garantir a prestação adequada dos produtos e serviços dos quais você é nosso cliente.

• Aprimorar o desempenho da nossa rede e de sistemas.

• Aumentar a qualidade dos nossos serviços e ajudar na tomada de decisões estratégicas de negócio.

• Corrigir falhas e avaliar a demanda por região geográfica.

• Melhorar a experiência de relacionamento entre você e a Vivo, como envio de marketing direto e fornecimento de ofertas ainda mais relevantes.

• Deixar os processos para elaboração de planos, serviços e ofertas ainda mais próximos do seu perfil.

• Para prevenir situações de fraude e assegurar a proteção ao crédito.

• Em cumprimento de obrigações legais e regulatórias.

 

Compartilhamento de informações

Sua informação poderá ser compartilhada para garantir, por exemplo, a prestação de serviços contratados por você e em atendimento de obrigações legais e regulatórias. Os dados poderão ser compartilhados com fornecedores, parceiros, empresas do grupo e autoridades, na medida necessária, sempre respeitando a legislação vigente. Mas fique tranquilo, o compartilhamento se dará através da adoção de medidas adequadas, visando a integridade e confidencialidade das informações.

 

A Vivo pode apoiar estudos de comportamento em eventos que promovam deslocamento de um público em determinada localização ou para determinada situação. Nesse caso, é importante ressaltar que não é possível qualquer forma de individualização dessas informações, que são tratadas de forma agregada.

 

Transferência internacional

A Vivo, como parte do Grupo Telefónica, pode, em algumas circunstâncias e quando necessário, compartilhar dados pessoais para outras empresas do Grupo. Além disso, seus dados podem ser compartilhados com parceiros e fornecedores com sede em outros países, sempre em conformidade com a legislação aplicável e de acordo com as cláusulas contratuais. 

 

Armazenamento dos dados

A Vivo armazena os seus dados durante o relacionamento com você e conforme as finalidades para as quais foram coletados. Além disso, seus dados são mantidos pelo tempo necessário, para cumprimento de obrigações legais e regulatórias, como em caso de ordens judiciais e solicitações de autoridades competentes, sempre em conformidade com a legislação vigente.

 

Dados como seus registros de conexão (tempo de conexão e IP) são armazenados pelo período mínimo de 1 ano. Registramos conteúdo de provedores de aplicativos, somente daqueles que criamos. Nesse caso, mantemos o registro por no mínimo 6 meses em ambiente controlado e seguro, de acordo com Marco Civil da Internet.

 

Os seus dados cadastrais (como por exemplo nome completo, endereço, CPF) e os dados de faturamento (documentos fiscais) são armazenados por no mínimo 5 anos, para processos administrativos e judiciais.

 

Negócio Responsável

A Vivo tem uma estratégia baseada em um modelo de negócio responsável, para gerar valor de longo prazo de forma sustentável, levando em consideração as necessidades de nossos stakeholders.

 

Princípios de negócio Responsável

Somos uma empresa na qual clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e sociedade em geral confiam. Ao longo dos anos, buscamos gerar a confiança a todos, com base no trabalho íntegro, comprometido e transparente.

 

São princípios, normas e comportamentos que devem reger tudo o que dizemos e fazemos em nossa atividade diária, tanto quando agimos de forma individual quanto em equipe. Temos uma responsabilidade individual e compartilhada de agir com integridade, transparência e compromisso para gerar e consolidar uma relação de confiança com todas as nossas partes interessadas.

 

Estes Princípios se dirigem a todos que fazem parte da Companhia, independentemente de onde desenvolvemos a nossa atividade ou função. Estes Princípios também se dirigem aos nossos fornecedores e parceiros comerciais, com o objetivo de que sejam cumpridos em toda a nossa Cadeia de fornecimento.

 

Relacionamos nossos Princípios de Negócio Responsável para que você conheça:

 

• Gestão ética e responsável;

• Compromisso com o cliente;

• Compromisso com os colaboradores;

• Governança corporativa e controle;

• Respeito aos direitos de privacidade e liberdade de expressão;

• Compromisso com a segurança da informação;

• Comunicação responsável;

• Gestão responsável da nossa cadeia de fornecimento;

• Compromisso com o meio ambiente;

• Compromisso com as sociedades nas quais operamos. 

 

Os nossos Princípios de Negócio Responsável têm origem em três valores básicos essenciais para fortalecer a relação de confiança:

 

 A Integridade - A nossa integridade envolve honestidade e agir conforme padrões éticos inegociáveis.

 

O Compromisso - A relação que mantemos com cada uma das nossas partes interessadas se fundamenta no compromisso de agir sempre de forma responsável e cumprir o que foi prometido.

 

A Transparência - Nós nos comprometemos a fazer com que os nossos clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e a sociedade em geral tenham informações claras e acessíveis sobre a nossa estratégia e as nossas atividades e que possam, a qualquer momento, fazer consultas sobre as dúvidas ou perguntas que eventualmente tiverem em relação a nossa operação.

 

Saiba mais detalhes sobre nossos Princípios e nossa Estratégia de Negócio Responsável aqui.

 

E para reforçar nosso compromisso e nossa transparência, divulgamos anualmente o Relatório de Sustentabilidade, trazendo os aspectos ambientais, sociais e de governança, clique e confira.

 

Crianças e adolescentes

Na Vivo, estamos comprometidos com o uso responsável das tecnologias de informação e comunicação. Por isso, por meio de diversas iniciativas, promovemos um ambiente seguro na Internet fibra e compartilhamos conteúdos que ajudem a sociedade a gerenciar sua identidade digital e a utilizar as plataformas tecnológicas de maneira adequada.

 

Compromisso

Na Vivo temos o compromisso de fomentar o uso da tecnologia de maneira responsável, protegendo as crianças e adolescentes para que possam desfrutar de maneira segura seus benefícios.

 

Filtros e controle dos pais

A Vivo se compromete em promover um bom uso dos nossos produtos e serviços e trabalhamos para oferecer um ambiente que favoreça o uso responsável da internet e do celular. Não realizamos nenhum tipo de bloqueio ou discriminação de acesso ao conteúdo visitado, mas disponibilizamos ferramentas para que você possa filtrar os conteúdos que considere inadequados.

 

Para quem é cliente TV, dispomos do “Controle de Pais”, onde é possível ativar um código de 4 dígitos para bloquear conteúdos de acordo com idade. Apenas os conteúdos cuja classificação etária esteja acima daquela definida, precisam da confirmação do Controle de Pais.

 

Através do portal Dialogando, também oferecemos conteúdos direcionados para pais de crianças e adolescentes. O controle parental é discutido desde 2016. Acesse aqui.

 

Além disso, firmamos o Termo de Mútua Cooperação contra a pedofilia, em conjunto com outras empresas de telecomunicações, órgãos governamentais e a instituição Safernet.  Isso reflete nosso empenho em colaborar para um ambiente mais seguro na internet para crianças e adolescentes.

 

Violação aos direitos humanos

Safernet

A Safernet Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos responsável pela Central Nacional de Denúncias de crimes e violações contra os Direitos Humanos na internet. Além disso, realiza um conjunto de ações de prevenção e educação ao promover palestras, oficinas e seminários.

 

A instituição também possui um canal online que oferece informação para crianças, pais e educadores para esclarecer dúvidas, sobre segurança na Internet e como prevenir riscos e situações de violência em ambientes digitais como  cibercrimes, ciberbullying, aliciamento infantil entre outros.

 

Para denúncias de crimes na internet, acesse: https://new.safernet.org.br/denuncie

 

Disque 100

Você pode denunciar através do disque Direitos Humanos ou disque 100. A linha funciona 24 horas por dia, e as ligações podem ser feitas de todo Brasil, por meio de discagem direta e gratuita. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é mantido, basta pedir. O serviço foi ampliado, passou a acolher denúncias que envolvam violações de direitos de toda a população, especialmente os Grupos Sociais Vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTT.

 

Pacto Digital

A Telefônica entende a importância de definir um pacto que proteja os direitos do cidadão e garanta que os benefícios dessa nova era digital cheguem a todos. Para nortear este debate, o Manifesto por um Novo Pacto Digital considera os princípios mostrados aqui.

 

Digitalização e Inclusão Digital

Digitalização, no sentido de conectividade, é o pontapé inicial para ampliar a inclusão digital. Mais da metade da população mundial ainda não está conectada e para haver uma mudança significativa neste cenário, a implantação da banda larga deve ser prioridade para as administrações públicas. A operadora defende ainda redes de acesso inovadoras e sustentáveis, com modelos de negócios novos e colaborativos e melhores serviços públicos digitais.

 

Educação

Os governos devem adotar as políticas públicas necessárias para garantir que os cidadãos estejam prontos para viver no novo ambiente digital. Como resultado da força da Internet das coisas (IoT) e da inteligência artificial, que trazem soluções para facilitar a vida das pessoas, em um curto espaço de tempo, muitas funções serão automatizadas. Os profissionais devem estar preparados para adquirir novos conhecimentos e exercer novas atividades. A Vivo defende que, em colaboração com outros agentes sociais, os agentes públicos mobilizem as mudanças necessárias na educação e preparação da sociedade para a transição do trabalho e empregabilidade, garantindo direitos do cidadão em uma era de grandes transformações.

 

Segurança & Privacidade

Confiança e transparência são pontos importantes para impulsionar mudanças sociais positivas em áreas como saúde, educação, transporte e outros. Para isso, é essencial que os usuários tenham conhecimento e controle sobre seus dados e possam decidir como e quando serão utilizados. A empresa defende o uso responsável da inteligência artificial e dos algoritmos, pautados em princípios éticos e que as plataformas globais tenham um comportamento responsável para garantir uma digitalização mais sustentável. Estas mudanças devem estar acompanhadas de políticas públicas eficientes que garantam a privacidade dos dados e reestabeleçam a confiança digital, defende a empresa.

 

Modernização de Leis & Políticas Públicas

A modernização de leis e políticas públicas é fundamental para o completo desenvolvimento da sociedade na era digital. Leis, regulamentos e políticas públicas devem contribuir para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e definitivamente, a inclusão digital. Tudo isso para garantir os direitos do cidadão na era digital.

 

Dialogando

Somos mais de 7 bilhões de pessoas, e, dessas, estima-se que 3,2 bilhões tenham acesso direto à rede.  Em um mês, uma pessoa comum irá passar 1/3 do seu tempo acordada com o celular em mãos. A internet ganhou um espaço de grande importância na vida das pessoas e diante deste cenário e pelo nosso papel de acompanhar os movimentos e as preocupações da sociedade moderna, criamos o Portal Dialogando. O portal, que está presente em 12 países, reúne conteúdos de qualidade e fácil disseminação relacionados aos mais diversos temas ligados ao uso consciente da tecnologia e seus impactos na vida das pessoas, possibilitando conexões que transformam e melhoram a experiência do usuário.

 

Todo o conteúdo do portal é produzido por uma equipe de jornalistas, publicitários e pesquisadores e conta com ferramentas como o Google Trends, que aponta os temas que são tendência no momento, tudo para garantir relevância e bases sólidas no processo de produção do material. O portal conta com o apoio da SaferNet, que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito com a missão de defender e promover os direitos humanos na internet, além da parceria com a Fundação Telefônica, uma iniciativa de responsabilidade social que usa a tecnologia para criar e apoiar projetos sociais inovadores.

 

Temos conteúdos em diferentes formatos para conseguirmos alcançar o máximo de pessoas possíveis.

 

Se você ainda não conhece, acesse o Dialogando e acompanhe nossos podcasts, campanhas, vídeos e matérias.

 

Canal de Negócio Responsável

Oferecemos aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, parceiros ou outros grupos de interesse, um canal de comunicação para dúvidas ou reclamações em relação ao cumprimento dos nossos Princípios de Negócio Responsável.

 

Através deste canal, é possível consultar qualquer informação relacionada aos Princípios de Negócio Responsável, como ética, meio ambiente, direitos humanos, segurança, privacidade, etc. As comunicações recebidas serão tratadas de acordo com os princípios de respeito, confidencialidade, fundamento e integridade e são

regidas por um procedimento de tratamento.

 

Princípios de Negócio Responsável.

 

Acesse o formulário para denúncias.

 

Inteligência Artificial

Na Vivo desenvolvemos e utilizamos IA com integridade e transparência a fim de transformar a forma de interação e facilitar a sua vida digital. 

 

A cada minuto o mundo fica mais digital e, mesmo com todos os benefícios dessa revolução tecnológica, a digitalização ainda não chega para todos e todas da mesma forma. Por isso, a Telefônica criou um Manifesto Digital que estabelece o compromisso com a sociedade de contribuir para uma digitalização centrada nas pessoas.  Conheça nossa Inteligência Artificial.



Aura, a Inteligência Artificial da Vivo

Como parte do grupo, a Vivo tem o propósito de Digitalizar para Aproximar. Nós trabalhamos para que as oportunidades que o mundo digital oferece sejam universais, contribuindo como uma força positiva para a transformação individual, das empresas e da sociedade. 

 

 Dessa forma, a Aura foi desenvolvida com o objetivo de transformar a forma de interação com os clientes e com a missão de facilitar a vida digital de cada um deles.

 

Para gerar valor aos usuários, a nossa inteligência artificial tem o princípio de criar jornadas com foco no cliente, de forma simples, empática e objetiva. Nossos sistemas são pensados para garantir a segurança das informações dos usuários e proteger a confidencialidade desses dados que nos foram confiados. 

 

Você encontra a Aura também pelos canais a seguir:

 

• WhatsApp;

• App Meu Vivo;

• App Meu Vivo Fixo;

• App Meu Vivo empresas;

• Portal Vivo;

• Facebook Messenger;

• Google Assistant;

• Call Center Cognitivo.

 

Acesse os Termos de uso da Aura, na opção Produtos e Serviços.

 

Exercício dos direitos

Em respeito a você, titular dos dados e em conformidade com a legislação, a Vivo disponibiliza alguns canais onde você poderá exercer seus direitos e buscar as informações relativas aos dados coletados. Confira esses canais e os temas atendidos por eles:

 

Veja como exercer seus direitos

 

Atualização ou correção de dados pessoais

Você pode corrigir ou atualizar seus dados pessoais, a qualquer tempo, através do app Meu Vivo, ou através dos nossos canais de atendimento *8486 para celular e 10315 para fixo.

 

Revogação da permissão de contato

Disponibilizamos algumas opções onde você poderá retirar a permissão de recebimento de ofertas e anúncios. Para retirar a autorização de contato utilize o app Meu Vivo, ou envie um SMS com a palavra sair para o número 457 ou ainda através dos canais de atendimento (*8486 móvel e 10315 fixa).

 

Acesso e consulta aos dados pessoais

Caso precise consultar seus dados, disponibilizamos um portal onde você pode exercer seu direito de acesso e consulta, a qualquer tempo, e baixá-los quando necessário, possibilitando o envio para outros provedores, em caso de portabilidade.

 

Clique aqui e consulte.

 

Se você não possui mais produtos e serviços ativos, possibilitamos a solicitação de consulta, via carta, com envio de formulário. Nesse caso, para sua segurança, você deverá seguir os seguintes

passos:

 

Clique aqui e baixe o formulário de consulta de dados pessoais, preencha com seus dados com letra legível, assine e realize o reconhecimento de firma por autenticidade.

• Inclua uma cópia autenticada dos seus documentos de identificação (RG e CPF ou CNH), coloque num envelope e faça a postagem para o endereço indicado no formulário.

Após o recebimento, a Vivo irá conferir a documentação para efetuar a consulta. O retorno ocorrerá em 15 dias, através do endereço de e-mail informado.

 

Exclusão

Em cumprimento de obrigações legais e regulatórias, a Vivo mantém seus dados, pelo prazo necessário, como por exemplo em cumprimento de ordens judiciais e solicitações de autoridades competentes. Nos comprometemos a mantê-los armazenados, adotando todas as medidas necessárias e razoáveis respeitando a privacidade das informações, conforme descrito em nossa Política de Privacidade local.

 

Consulte o item “Armazenamento de dados” para saber mais sobre os períodos de armazenamento.

 

Contato com DPO

Para informações, dúvidas ou sugestões sobre nossa Política de Privacidade ou caso deseje consultar ou pedir esclarecimentos para o Escritório de Privacidade, entre em contato pelo e-mail dpo.br@telefonica.com

 

Na Vivo a função de Encarregada pelo tratamento de dados é exercida por Andrea Mattos.

 

Para simplificar sua identificação dentro dos sistemas da Vivo e para atendermos de uma forma mais ágil suas solicitações e esclarecimentos, pedimos que informe na mensagem seu nome completo e CPF. Retornaremos em 15 dias, após o recebimento.

 

Atendimento a Autoridades

 

Protocolo de entrega de dados para autoridades

Entenda como ocorre o atendimento de Autoridades, quais leis amparam e quais informações podem ser disponibilizadas.

 

Conduta Colaborativa

O respeito e a proteção do sigilo de dados e comunicações de nossos clientes é um dos pilares que sustentam a atuação da Vivo, razão pela qual, reforçando o compromisso de transparência com nossos clientes e investidores, esclarecemos que recebemos das autoridades competentes requisições para a quebra do sigilo de dados e comunicação dos clientes nos termos da Lei.

 

 A quebra de sigilo dos dados e das comunicações é uma imposição legal e regulamentar do setor voltada, principalmente, ao auxílio a investigações e identificação de pessoas de interesse da Justiça, sendo que reconhecemos a relevância da colaboração com os órgãos investigativos e judiciais com o cumprimento de tais ordens.

 

Contudo, independente da obrigação legal imposta e a postura colaborativa adotada, a Vivo reforça o seu compromisso com a proteção do sigilo de dados e comunicações de seus clientes, adotando uma postura ativa na defesa de tais direitos perante as autoridades e a Justiça de forma a garantir que sejam respeitados tais direitos e garantias de seus clientes.

 

Leis que amparam

Leis que amparam a entrega de dados e autoridades competentes para requisição de dados sigilosos 

 

A quebra do sigilo dos dados e das comunicações pode ocorrer nas hipóteses definidas pela Constituição Federal, pela Lei e pela Regulamentação. Dessa forma, listamos aqui uma relação dos principais artigos da Constituição e das principais Leis e Regulamentos que determinam exceção ao sigilo das comunicações e dados pelas empresas do setor no Brasil:

 

• Constituição Federal do Brasil de 1998 – Art. 5º, inciso XII e Art. 58, §3º

• Lei Interceptação – Lei n.º 9296/1996 – Art. 1º, § único

• Lei Geral de Telecomunicações – Lei n.º 9472/1997 – Art. 3

• Lei Lavagem de Dinheiro – Lei n.º 12.683/2012 - Art. 17-B

• Lei Delegados – Lei n.º 12.830/2013 - Art. 2

• Lei Organização Criminosa – Lei n.º 12.850/2013 - Art. 15

• Lei Marco Civil da Internet – Lei 12.695/2014 – Art. 7;10 e 19

• Decreto n.º 8771/2016 – Art. 11

• Lei 13.344/2016 – Tráfico de Pessoas – Art.13-B

• Lei Busca Pessoa Desaparecida – Lei n.º 15.292/2014 – Art. 9º

• Resolução Anatel n.º 73/1998 – Art. 65 H, parágrafo único e 65 K - Regulamento dos Serviços de Telecomunicações

• Resolução Anatel n.º 614/2013 – Art. 56, V - Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia

 

Em cumprimento dessas obrigações, é importante que você saiba que recebemos requisições de informações e quebra de sigilo dos diversos órgãos e autoridades situados em todo o território nacional, sendo que, nos termos da legislação vigente, as principais autoridades que detém legitimidade para solicitar dados sigilosos são Juízes, Promotores de Justiça, Delegados de Polícia e a presidência de CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, sempre em conformidade com a legislação vigente.

 

Informações fornecidas

Reforçando nosso compromisso com a transparência, conheça a relação das principais informações e medidas requisitadas pelas autoridades que importam em quebra de sigilo dos dados e comunicações de seus clientes, nos termos da Lei e da Constituição:

 

• Interceptação telefônica e/ou telemática;

• Dados cadastrais;    

• Histórico de chamadas telefônicas;

• Localização de Estação Rádio Base (antena de telefonia);

• Logs de conexão à internet.

 

É importante destacar que as requisições que não atendam aos requisitos legais, ou que contrariem qualquer garantia legal ou constitucional de nossos clientes, são questionadas junto às respectivas autoridades pela Vivo.

 

Gerenciamento de solicitações de quebra de sigilo

Para os fins de cumprimento das obrigações legais, a Vivo disponibiliza às autoridades canais específicos de comunicação para recepção e resposta às suas requisições e ordens judiciais.

 

Essas requisições são direcionadas e centralizadas em uma equipe constituída com a finalidade exclusiva de atender as demandas efetuadas por autoridades competentes, a qual tem por atribuição a análise dos requisitos legais e constitucionais dos pedidos endereçados pelas autoridades, assim como a implementação e resposta dessas ordens desde que estejam em conformidade com os termos definidos pela legislação e regulamentação vigentes.

 

 Vale frisar que o compartilhamento de informações com autoridades sem o devido respaldo legal, assim como o não cumprimento de requisições legais, podem ocasionar em responsabilização da Vivo e de seus representantes legais nas esferas penal, civil e administrativa. É por essa razão que a Vivo conta com uma Divisão especializada que atua na análise e cumprimento das requisições de autoridades, cumprindo seu papel colaborativo, mas desde que dentro da estrita legalidade, e, ao mesmo tempo, zelando pelo sigilo dos dados pessoais e comunicações de seus clientes.

 

Bloqueio de conteúdos

Além das informações solicitadas por autoridades, em cumprimento de obrigações legais, também podemos receber solicitações de bloqueio de conteúdos.

 

Além das requisições de informações e comunicações, também recebemos ordens judiciais determinando o bloqueio de acesso a conteúdo de páginas de internet (URLs) hospedadas em nossa infraestrutura e determinações de bloqueios do acesso de nossos clientes às páginas que estejam hospedadas nas redes de outros provedores.

 

Informe de Transparência

Para possibilitar a visibilidade dos acionamentos realizados por autoridades, publicamos todos os anos, o Relatório de Transparência, contendo as informações de todo grupo Telefonica.

 

O Informe de Transparência retrata o cumprimento das nossas obrigações, nas requisições de autoridades competentes, em todos os países em que a Telefonica atua. Para isso, seguimos um procedimento rígido que garante o cumprimento das nossas obrigações na colaboração com as autoridades e a proteção dos direitos fundamentais dos usuários. Mantemos nosso compromisso com a transparência e trazemos as informações de forma acessível, em nosso Centro de Transparência.

 

Acesse o Informe de Transparência.